"Senhor, fazei-me instrumento de Vossa Paz"
São Francisco de Assis

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Associação e Fraternidade fazem peregrinação à Aparecida


Romaria foi realizada em agradecimento aos 25 anos da entidade 
Frades, Diretoria e leigos participaram do 2º dia de novena em louvor de Nossa Senhora Aparecida. 
    
Em busca da bênção e do olhar materno da Senhora Aparecida a Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus peregrinou até a casa da Mãe, em Aparecida, nos dias 4 e 5 de outubro. No total, 184 pessoas foram até a Capital da Fé para agradecer à Rainha do Céu e da Terra os 25 anos de história e pedir os cuidados da Mãe de Deus para os próximos 25 anos. 
Na tarde de 4 de outubro, na Basílica Velha, todos participaram da cerimônia de vestição de 16 noviços, entre eles as três primeiras Irmãs do Ramo Feminino da Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus. Agora, a Fraternidade conta com 31 frades, 13 noviços e 3 noviças. 
“Nesses 25 anos não fizemos tudo, mas lutamos para fazer o possível para que esse tudo aconteça. Olhando para o Evangelho do Bom Samaritano somos todos convidados: ‘vai tu e faze o mesmo’, por mais 25 anos. Queremos cumprir o que o Evangelho nos manda por meio de nossas Obras”, disse Frei Francisco aos que celebraram a Missa, na tarde do dia 4. 
Após a emoção vivida durante a celebração na Basílica Velha, todos os peregrinos na Providência de Deus, participaram do segundo dia de Novena em honra à Nossa Senhora Aparecida na Basílica. Neste ano, o tema da Novena é “Sob o Olhar da Senhora Aparecida caminhamos com Jesus”. No segundo dia, os romeiros meditaram “Maria, olhar que ilumina”, relembrando o milagre das velas, realizado junto aos primeiros devotos de Nossa Senhora Aparecida.
Maria Clara e Francisco fizeram uma homenagem aos primeiros franciscanos durante a entrada da Palavra de Deus na celebração da Novena, presidida pelo Bispo de Crato (Ceará), Fernando Panico. Concelebraram o Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, o Bispo de emérito de Rubiataba (GO), Dom José Carlos de Oliveira, o Bispo Emérito de Barretos (SP), Dom Pedro Fré, Bispo Emérito Coari (AM), Dom Joércio Gonçalves Pereira e o Reitor do Santuário Nacional, padre Darci Nicioli.  
Leigos da Fraternidade também se fizeram presentes nesse momento, todos vestidos com a cor marrom, traço marcante da espiritualidade franciscana. A diretoria da Associação também marcou presença durante as festividades. 
Ao final do segundo dia da Novena, todos os peregrinos da Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência participaram da procissão das flores a Nossa Senhora. Todos receberam uma Bênção Especial e foi feita a entrega da réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida a Frei Francisco Belotti. A pequena imagem será entronizada na Festa Testemunho, realizada domingo, dia 10 de outubro, em Jaci (sede da instituição) em comemoração às bodas de prata. 
No dia 5, em que é celebrado Santo Benedito, todos os peregrinos da Associação e Fraternidade participaram da Missa na Igreja dedicada ao Santo, em Aparecida. Celebrada pelo padre Jadir Teixeira, redentorista, a Missa foi um envio de todos aos próximos anos da Obra. “A missão começa agora. O peregrino vem à Aparecida buscar a Bênção e torna-se um distribuidor dela nos locais em que vive. Vocês, da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, saem da Casa da Mãe com a missão de levar o olhar dela para todos os lugares pelos quais passarem”, disse o Padre. 
Após a Celebração Eucarística, os romeiros da Associação e Fraternidade retornaram a seus lares com a missão de viver na Obra o carisma de Francisco de Assis e abraçar o pobre. Em peregrinação, os franciscanos da época de Francisco costumavam se dirigir às igrejas que encontravam e rezar: “Nós vos adoramos, santíssimo Senhor Jesus Cristo, aqui e em todas as igrejas que há no mundo inteiro, e vos bendizemos porque por vossa santa Cruz remistes o mundo”. Hoje, também os franciscanos na Providência de Deus, Religiosos e Leigos, querem repetir esse gesto, acolher e bendizer a Jesus na pessoa dos mais necessitados: dependentes químicos, doentes, crianças e idosos, que são também templos de Deus. 
“Queremos agradecer a todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram para a construção dos 25 anos dessa Obra. Agora, somos chamados por Deus a dar continuidade ao projeto de vida que São Francisco nos deu. Nesse momento da nossa história, temos tão pouco a pedir e tanto a agradecer”, afirma Frei Francisco Belotti. 

Fonte: Site Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus