"Senhor, fazei-me instrumento de Vossa Paz"
São Francisco de Assis

domingo, 28 de abril de 2013

O SUMIÇO DAS ABELHAS.


O porquê que São Francisco considerava todos os animais como irmãos, porque com certeza todos somos, a humanidade precisa reconhecer isso enquanto há tempo

(...) São Francisco recolhia do caminho os vermezinhos, para que não fossem pisados, e mandava mel e o melhor vinho às abelhas, para não morrerem de fome no frio do inverno. Chamava de irmãos todos os animais, embora tivesse preferência pelos mais mansos. (II Vida Tomás de Celano 124, 165)

O SUMIÇO DAS ABELHAS.

De várias partes do mundo vem noticias do desaparecimento das abelhas, isso é muito preocupante, pois a abelha é o principal agente de polinização das plantas, sem polinização não teremos frutos e alimentos.

A humanidade se preocupa com o crescimento econômico, mas sistematicamente se esquecem da natureza e do nosso meio ambiente. A fauna e a flora são ignoradas em muitos casos, mas nosso principal sustentáculo para vida não são as maquinas, veículos, construções diversas, belas roupas e automóveis...

Nada disso importa se não houver alimentos e água.

Os animais lutam para sobreviver num planeta cada vez mais inóspito, os ambientalistas fazem de tudo para protegê-los, mas é uma luta desigual contra os grandes interesses econômicos que sempre enxerga o lucro imediato.

As monoculturas apoiadas pelos governos financeiramente, as indústrias poluidoras, e todos nós somos responsáveis por essa catástrofe que se avizinha. E em muitos casos já vem ocorrendo com a desordem climática no mundo todo.

O homem se recusa a abandonar o consumo predador e destrutivo de seu próprio habitat e dos nossos irmãos animais, o desespero tomou conta de cada ser humano ávido pelo consumo, uma disputa generalizada pelo materialismo desenfreado, onde cada um quer dar sua amostra de sucesso e poder de compra frente aos outros...

Entre tantos animais que já demonstram que o planeta se tornou desconfortável para sua sobrevivência, estão as abelhas um dos principais insetos que contribuem para manutenção da vida no planeta...

A humanidade precisa encontrar a humildade enquanto ainda pode respirar.... Precisamos adotar o sonho franciscano para que a espécie humana tenha chance de sobrevivência.

O homem não domina a natureza, é dominado por ela porque depende dela.


"Se as abelhas desaparecer da superfície do planeta, então ao homem restariam apenas quatro anos de vida. Com o fim das abelhas, acaba a polinização, acabam as plantas, acabam os animais, acaba o homem" Albert Einstein.




Nenhum comentário: