A visita ao Santíssimo Sacramento(Sacrário) é um ato de fé muito bonito, pois proclama a  ressurreição do Nosso Senhor Jesus Cristo, assim se valeram muitos homens e mulheres que hoje veneramos como santos de Deus, entre eles São Francisco de Assis que comungava com tal devoção que tornavam devotos os que o viam. 
Queria que os seus irmãos participassem todos os dias na Eucaristia porque, dizia ele, "ninguém se pode salvar sem receber o santíssimo Corpo e Sangue do Senhor".. Portanto deve-se estimular o culto eucarístico com a exposição do Santíssimo, mantendo ali permanentemente uma luz especial (vermelha) reverenciando a presença de Cristo, e praticando ardentemente esta Fé poderemos alcançar a regeneração de nossa alma e ânimo para nosso corpo.

Rezemos a seguinte oração para Cristo sob as aparências de pão:
 "Restaura, ó Senhor, os costumes, alimenta as virtudes, consola os aflitos, fortifica os fracos, leva à sua imitação todos que se lhe aproximam... Logo, quem quer que se aproxime do Santíssimo Sacramento, com particular devoção, e se oferece por amor com zelo ardente e generosidade a Cristo, que nos ama infinitamente, experimenta e compreende a fundo, não sem prazer e fruto para o espírito, quão preciosa seja a vida oculta com Cristo em Deus, quanto vale estar em demorado colóquio com Cristo. Nada há mais suave na terra, nem mais eficaz para conduzir-nos pelos caminhos da santidade".

 (Paulo VI, Mysterium fidei - Mistério da fé, 69)