"Senhor, fazei-me instrumento de Vossa Paz"
São Francisco de Assis

segunda-feira, 13 de abril de 2015

São Francisco a humilde perfeição.

Desde o início da sua conversão, como bom arquiteto, São Francisco quis, com a ajuda de Deus, edificar a sua obra sobre rocha firme, isto é, sobre a insigne humildade e pobreza do Filho de Deus. Quis por humildade que a sua Ordem se chamasse "dos Frades Menores".

Assim, no começo da Ordem, determinou que os frades morassem nas leprosarias, para melhor servirem os seus ocupantes e que aí estabelecessem os fundamentos da santa humildade [...] como consta da primeira Regra.

"Não queiramos possuir nada neste mundo, além da santa pobreza, em virtude da qual o Senhor nos proporcionará alimentos corporais e espirituais e nos dará a herança celestial".

Ainda que pudesse ser grande prelado na Igreja de Deus, escolheu e quis ser humilde não só na Igreja como também entre os seus próprios frades. Pois, no seu conceito e desejo, esta humilhação devia constituir a sua maior exaltação aos olhos de Deus e dos homens. (in Espelho de Perfeição 44)

Fonte: http://www.capuchinhos.org

O significando do saudação franciscana PAZ E BEM!


PAZ E BEM! é a saudação franciscana no mundo inteiro. Ela é de inspiração divina. Francisco de Assis disse, em seu Testamento: “Como saudação, revelou-me o Senhor que disséssemos: "O Senhor vos dê a paz!" Partindo deste momento e desta inspiração, é unida a esta saudação de paz a palavra “bem”.

Para se entender esta saudação, devemos perceber que, para Francisco de Assis, a paz era uma necessidade constante em sua vida e no mundo todo. Ele mesmo se tornou Arauto da Paz, pedindo sempre em oração que o Senhor o fizesse um instrumento de paz.

Em suas orações de louvor, Francisco não cansava de chamar a Deus de Sumo Bem, de Eterno Bem e de Todo Bem. Daí, então, podemos concluir que, para Francisco de Assis, o próprio Deus é a Paz e o Bem, é a fonte de toda paz e de todo bem, pela ação redentora de Jesus Cristo.

E nós, franciscanos, a exemplo do “Poverello” de Assis, quando fazemos uso desta saudação, estamos comunicando o próprio Deus presente nela, esta Paz e este Bem que devemos semear e testemunhar no mundo em que vivemos.

Queira Deus que possamos, ao dizer “PAZ E BEM!”, estar repletos desta Paz e deste Bem, como o Seráfico Pai São Francisco de Assis. Assim, faremos acontecer o Amor, a Fraternidade, a Justiça e a Igualdade no mundo tão carente que clama por tudo isto!

Não esqueçamos também que, 800 anos depois, Francisco de Assis quer continuar pregando a paz e o bem através de todos nós, pois ele quer que a Paz e o Bem partam do coração de cada franciscano(a) rumo ao coração de cada ser humano e de cada criatura de Deus.